Quem já jogou xadrez sabe como é importante o domínio do centro do tabuleiro pois permite a livre movimentação de peças e maior probabilidade de vitórias. Além disso sabemos que na decoração de ambientes o centro é lugar de destaque para chamar atenção ao que desejamos.
No método Pilates não é diferente, o centro ocupa lugar de importância em nosso corpo e isso é o que explicaremos hoje.
2º CENTRO
Joseph nomeou de "Power House" um conjunto de estruturas que compõe nosso centro de força, a partir do qual se originam todos os movimentos do nosso corpo.
Os exercícios de Pilates tem como foco o fortalecimento do "Power House" proporcionando uma melhor estabilização do tronco, permitindo que durante a execução das atividades o corpo esteja alinhado e simétrico evitando assim compensações que causariam dor com o passar do tempo devido a desequilíbrios musculares e posturais.
As estruturas que compõe o centro são as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquos interno, oblíquos externo, transverso do abdômen) ; eretores profundos da coluna; musculatura do assoalho pélvico; flexores e extensores do quadril.
Além de manter a postura correta com menor gasto energético, a sustentação da coluna vertebral e órgãos internos, estabilização estática e dinâmica do corpo e diminuição do risco de lesões são benefícios alcançados pela prática deste princípio.
Para realizar o fortalecimento dessa "casa de força" devemos praticar movimentos que exijam a musculatura já descrita, além da correta execução da respiração, primeiro princípio descrito em nosso blog.
Com o passar do tempo qualquer praticante de Pilates consegue sentir os benefícios de um centro mais forte e preparado para o dia a dia.
Gostou? Ficou alguma dúvida? Dê sua opinião, escreva para nós:
conexaofitnessandhealth@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário