segunda-feira, 5 de novembro de 2012

OS PRINCÍPIOS DO PILATES: A RESPIRAÇÃO


Hoje em dia ouvimos muito sobre o Pilates e seus benefícios para saúde. Mas você conhece os princípios que norteiam esse método?
Para criação de seu método Joseph apoiou-se em seis princípios básicos e vamos explicar todos eles aqui.

Boa Leitura!

1º RESPIRAÇÃO.
                Nada mais comum do que respirar. Respirar é a primeira coisa que fizemos e a última coisa que faremos na vida. Os músculos que permitem o sopro da liberdade e o suspiro final são de fundamental importância para nossa qualidade de vida. Mas você os utiliza de forma correta? Está aproveitando todo seu potencial e evitando movimentos desnecessários?
               Com o passar do tempo passamos a respirar de forma errônea, seja pela má utilização dos principais músculos responsáveis ou pelo recrutamento de outros músculos que não são necessários em muitas atividades.
               A respiração é caracterizada por dois movimentos: inspiração (ato de trazer o ar para dentro dos pulmões) e expiração (ato de levar o ar para fora do corpo).
               A inspiração deve ser enfatizada em três dimensões: ântero/ posterior; céfalo/ caudal e lateralmente. Os principais músculos responsáveis por estes movimentos são o diafragma e intercostais através de sua contração. Podemos ainda realizar a inspiração forçada utilizando uma musculatura acessória necessária para atividades mais intensas.
               A expiração é um movimento passivo causado pelo relaxamento dos músculos inspiratórios. Já a expiração forçada é realizada pela contração dos músculos abdominais (reto abdominal, obliquo interno, obliquo externo e transverso do abdômen)
               A respiração característica do Pilates deve ser feita sem pausas. Os músculos inspiratórios devem trazer o ar para dentro dos pulmões através de uma inspiração normal ou forçada. Já na expiração devemos utilizar todos os músculos da parede abdominal realizando um movimento forçado. Via de regra expiramos quando fazemos o maior esforço nos exercícios, isso permite que, ao contrair os músculos que estão na região abdominal estabilizemos o tronco evitando movimentos desnecessários ou compensações concentrando toda a força apenas no movimento principal.
               No início pode parecer difícil realizar o ato correto, porém com a prática esse movimento se torna natural, melhorando em muito nossa capacidade física para qualquer atividade do dia a dia.

Semana que vêm mais um princípio. Aproveite para praticar.

               Gostou? Ficou alguma dúvida? Dê sua opinião, escreva para nós:
conexãofitnessandhealth@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário