Pilates


Você conhece a história do Pilates?

Imagine uma criança muito doente: asmática, raquítica e com febre reumática, que tinha como previsão de futuro uma cadeira de rodas. Com o passar dos anos essa criança foi crescendo e estudando várias formas para melhorar seu estado físico. Autodidata e determinado, esse menino criou uma sequência de exercícios e descobriu por experiência própria que a respiração ajudava a mente a controlar o corpo.Quando jovem, bem menos doente, praticou esqui, mergulho e se tornou um ginasta. Conquistou um estado físico excelente e chegou a ser modelo de formas anatômicas.Nascido na Alemanha, o jovem Joseph, que sempre lutou para superar seus limites físicos foi para Inglaterra, e como boxeador profissional ensinou autodefesa para a polícia de Scotland Yard, além de se tonar um artista circense.Logo após estourou a Primeira Guerra Mundial e Joseph foi exilado.No tempo em que esteve preso Joseph passou a ensinar o seu método para os outros exilados, o qual ficou conhecido como Contrologia.
Contrologia: "É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam, a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade, aplicado a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo".
Joseph Pilates

Continua...



postado por Elen Rocha
_________________________________________________________________________________


Exilado, num ambiente propicio para a propagação da epidemia de gripe influenza, que matava milhares de pessoas ao redor no mundo na época, nenhum dos internos que praticavam os exercícios de Joseph foi infectado, o que deu credibilidade ao seu método. Além disso atuando como enfermeiro, Joseph criou uma série de exercícios para que os enfermos também praticassem. Com sua visão avançada e sua mente inventiva, usou molas e resistências nas camas dos pacientes para que eles trabalhassem sua mobilidade e força. Utilizou cintos e lastros inventando na década de 20 o que hoje são nossos equipamentos do método Pilates.
 



Quando a Guerra terminou Joseph voltou para Alemanha e deu continuidade ao seu trabalho de treinamento da polícia, mas alguns anos depois recusou mais um trabalho de treinamento e migrou para os Estados Unidos. Durante a viagem, na época de navio, Joseph conheceu Clara, sua futura esposa, que era enfermeira.



Continua...



postado por Elen Rocha
_________________________________________________________________________________

Clara se tornou a base de sustentação de Joseph, com sua segurança. Joseph então juntou a sua inventividade e o casal fundou o seu primeiro estudio de Pilates em Nova Iorque.


Rapidamente o estúdio atraiu atenção de bailarinos e atletas interessados no método que trabalhava o corpo como todo, utilizando os princípios da contrologia: respiração, concentração, controle e precisão do movimento, fluidez e centro de força.


“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando”


"Respeite seu próprio ritmo"


"Se aos 30 você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 você é flexível e forte, você é um jovem".
Joseph Pilates


Em 1967, o então jovem Joseph Humbertus Pilates, falece aos 87 anos de idade em decorrência de um incêndio em seu estúdio de Pilates. Clara, sua esposa, junto com alguns dos seus primeiros alunos deu continuidade ao método que como dizia Joseph estava 50 anos a frente de seu tempo.








postado por Elen Rocha
_________________________________________________________________

6 comentários:

  1. Gostei muito da idéia de começar o blog com a história do Pilates. Muitas pessoas que praticam esta atividade física não tem nem idéia de como tudo começou. Vamos esperar os próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a biografia desse homem que hoje em dia tem o seu método difundido em todo o mundo e seguido por milhões de pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns , muito sucesso , ficou muito bom !!

    ResponderExcluir
  4. Ficou bem legal Bruno e Elen.
    Não conhecia a história do Pilates.
    Grande abraço.

    -- Léo chinelinho...rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. jnpersonal( julinhovarandao)9 de junho de 2012 às 17:38

    Muito bom vcs estao de parabéns espero q decolem nao,nao eu tenho certeza

    ResponderExcluir
  6. Problemas existem para serem solucionados. ótima lição de vida, a de Joseph Humbertus Pilates.

    ResponderExcluir