segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O ROLO DO MÊS

Há relatos que o rolo de espuma tenha sido utilizado primeiramente como método de reabilitação por um russo chamado Moshé Feldenkrais, um pioneiro na ciência do movimento e da inovação de abordagens terapêuticas. Moshé foi praticante de judô e jiu-jitsu e devido a uma lesão antiga no joelho passou a observar o comportamento de seu corpo, e auto didata, assim como Joseph Pilates, criou um método de reabilitação que levou seu nome.


O foam roller, traduzido como rolo de espuma ou espuma de rolamento é uma técnica de auto liberação miofascial, utilizada por fisioterapeutas e atletas, para alongar e inibir a ação de músculos hiper ativados, permitindo a ativação da musculatura antagonista. A técnica funciona como uma massagem profunda, onde o peso do corpo é depositado sobre o rolo durante o movimento de rolar.



Como todos os outros acessórios utilizados no Pilates o rolo tem sua versatilidade. Ele funciona como um excelente acessório de instabilidade, o que exige mais das musculaturas profundas e do power house. Pode ser utilizado para aumentar o grau de dificuldade de exercícios de sustentação como as pranchas, perdigueiro e até a ponte e em posições que exigem equilíbrio, deitado, sentado ou em pé.





O rolo também pode ser usado como facilitador para aprendizado de alguns movimentos servindo de apoio para as costas ou em posições em que se faz necessária muita força dos membros superiores.


Ao final dos treinos um bom alongamento pode tornar o rolo o favorito entre os praticantes de Pilates, já que é possível um acomodação perfeita da coluna e um delicioso relaxamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário