domingo, 6 de julho de 2014

E A BOLA CONTINUA ROLANDO!


O mês de Junho passou bem rápido, mas em Julho a bola continua rolando. 
Há exatamente uma semana de conhecermos o campeão mundial de futebol de 2014, aqui no Conexão Fitness & Health vamos apresentar outra bola, mas próxima do tamanho da de futebol, mas que pode ser usada por atletas, amadores e até sedentários.
A overball ou softgym ou ainda mini stability ball é um acessório utilizado no Pilates, nos exercícios funcionais, em aulas de alongamento e ioga e atualmente nas academias de ginásticas em aulas de ginástica localizada ou criadas especialmente para a bolinha.





















A overball é uma bola que varia de 25 a 30 cm de diâmetro, de peso leve e textura macia, sendo ao mesmo tempo resistente e confortável. Essa pequena bolinha, aparentemente inofensiva, pode ser utilizada em variados exercícios. Usada tanto para aumentar a instabilidade dificultando a execução do exercício, já que vai exigir que as musculaturas mais profundas atuem para trazer de volta a estabilidade e o equilíbrio, quanto para aumentar a resistência, exigindo mais força durante o movimento, ou em isometria (sustentando uma posição).





Mas ela não é a vilã da história, a overball também pode ser utilizada como um acessório para facilitar a execução de alguns exercícios, como no caso do roll up. A overball é posicionada no meio das costas, para que a pessoa suba mais facilmente o tronco e realize o roll up completo.


Apesar de não ter encontrado relatos sobre a criação da overball, sabe-se que a mesma também é utilizada com crianças e idosos em trabalhos de reabilitação e fisioterapia e em situações de pré natal e pós parto. Toda a versatilidade dessa bola está no fato de poder ser usada com diferentes pressões: bem cheia, cheia, murcha e quase vazia, de acordo com a necessidade e objetivo.


Além de ajudar a fortalecer as musculaturas superficiais e profundas, como  as do core, foco principal no Pilates, a overball também auxilia nos exercícios posturais, de realinhamento das articulações como no caso de joelhos e tornozelos e pode ser bem explorada nos alongamentos e relaxamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário