quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A importância do treinamento funcional

 
Nesse mês de Setembro vamos falar um pouco sobre o treinamento funcional e a importância dos exercícios para nosso dia a dia.
A primeira postagem sobre o assunto homenageia nossa professora, aniversariante do próximo dia 15, e fala das vantagens da prática de exercícios funcionais para os corredores.
O treinamento funcional se caracteriza por exercícios que trabalham o corpo de forma global, multiarticular, em vários planos de movimento, fazendo uso da instabilidade e da propriocepção. A propriocepção é a percepção do nosso corpo, de sua localização, posição e orientação, e da força aplicada pelos músculos. Através da propriocepção desafiamos o sistema nervoso, o que gera uma adaptação e melhora nas capacidades físicas como força, resistência, flexibilidade e coordenação, e principalmente uma manutenção do equilíbrio postural.
Os acessórios utilizados no treinamento funcional como o bosu, disco e almofada de equilíbrio, assim como o mini trampolim  e as bolas, por causarem instabilidade exigem que nossa musculatura chamada estabilizadora entre em ação para que possamos nos equilibrar e nos manter na posição exigida pelo exercício. Nosso corpo no dia a dia utiliza a musculatura mobilizadora, responsável pelo movimento das articulações - composta pela musculatura mais superficial do corpo, essa musculatura tende a se enrijecer e a se encurtar, daí a dificuldade de determinados alongamentos. Isso ocorre enquanto a nossa musculatura estabilizadora - composta de músculos profundos, tende a ficar adormecida e enfraquecida. Quando trabalhamos com a instabilidade e a propriocepção acordamos a musculatura profunda e conseguimos fortalecê-la.

                          






   exercícios no bosu



Além de sua importância para a realização de tarefas no nosso dia a dia, o treinamento funcional é de grande importância para praticantes de esportes, sejam eles amadores ou profissionais.
Para os praticantes de corrida os exercícios são direcionados para melhora do gesto motor, melhora da passada e da manutenção da postura durante a corrida, auxiliando na economia de movimentos e até mesmo evitando que se sinta desconfortos nas costas. Pois o
s exercícios de fortalecimento da musculatura central do tronco, o chamado core , fortalecem a musculatura profunda do abdômen e a musculatura responsável por sustentar nosso tronco na posição ereta.

Os exercícios também são excelentes para fortalecer além dos músculos, tendões e ligamentos principalmente dos pés, muito utilizados por todos os corredores.



















exercícios com a bola


Nenhum comentário:

Postar um comentário